Uma aluna do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, de Sinop, sagrou-se campeã do primeiro concurso estadual de redação ProJovem Urbano. Concorrendo com outros cinco mil candidatos de Mato Grosso, Maria José Porfírio de Abreu, da escola Maria Aparecida Amaro, conseguiu o primeiro lugar ao dissertar sobre o tema: Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos. Qual o papel do ProJovem na realização de seus sonhos?”
Participaram ainda alunos dos municípios de Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Alta Floresta e Sorriso. Desde abril Maria Aparecida frequenta as aulas do programa desenvolvido pelo Governo Federal no município. A coordenadora do concurso na escola foi Marly Caldeira de Oliveira.
O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
O programa tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês.