A Universidade do Estado de Mato Grosso abre inscrições, nesta quinta-feira, para a contratação temporária de universitários, nas especialidades de intérprete de libras e ledor escrevente, para atendimento a pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o dia 29. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 2,9 mil.
Além de Sinop, as vagas também são para Alta Floresta, Alto Araguaia pelo Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Médio Araguaia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra. Para ledor escrevente também há cadastro de reserva para Vila Bela da Santíssima Trindade.
O processo seletivo tem três etapas: avaliação de inscrição, prova prática e avaliação de títulos. Os candidatos contratados desenvolverão assistência e auxílio aos alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de assegurar a acessibilidade aos alunos com algum tipo de deficiência.
Para intérprete de libras os requisitos de formação exigidos são: ensino médio completo e formação como tradutor e/ou intérprete de Libras comprovada por meio de: cursos de educação profissional credenciados; ou cursos de extensão universitária na área de libras/português; ou cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas pelas secretarias de Educação.
Para ledor escrevente os requisitos são ensino médio completo e formação ou experiência em educação especial, comprovada por meio de: cursos de educação profissional credenciados; ou cursos de extensão universitária; ou cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de Educação; ou experiência de um semestre letivo em qualquer cargo de atendimento ou acompanhamento de alunos com necessidades especiais.