A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) vai ofertar, a partir do ano que vem, cursos técnicos concomitantemente com o Ensino Médio. Inicialmente, em Sinop, são dois cursos – sistemas de energia renovável (35 vagas) e para técnico em biocombustíveis (também 35).
A diretora do Seciteci de Sinop, Ivanir Latanzi de Oliveira disse ao Só Notícias que, “em Sinop, a escola parceira nossa é a escola Olímpio João Pissinati Guerra (Jardim Primaveras). O aluno precisa demonstrar, no ato da matrícula, a intensão de que quer fazer o curso no Seciteci”. “Também estão sendo feitas aqui no município, de 21 a 30 deste mês, as matrículas destinadas aos alunos do 9º ano, que vão mudar de escola, e que estarão cursando o primeiro ano do ensino médio, ano que vem”.
A parceria com a secretaria de Educação vai ser desenvolvida em 15 municípios. O estudante que optar pela modalidade poderá concluir o ensino médio em uma das áreas escolhidas. Além da possibilidade de se qualificar profissionalmente nos primeiros anos do período letivo, também amplia as chances de ter bom emprego. Entre os cursos ofertados nas demais cidades estão agropecuária, agricultura, têxtil, enfermagem, análises clínicas, gerência em saúde, agronegócio, administração, biocombustíveis e outros
Os documentos necessários para a matrícula são: histórico escolar ou declaração de transferência, cópias da certidão de nascimento, CPF, Carteira de Identidade, cartão de vacina, cartão SUS, tipagem sanguínea, CPF e RG do responsável e comprovante de residência.