Mais de sete mil trabalhadores da indústria, em Sinop, tiveram acesso à educação no ano passado devido ao projeto de educação continuada e elevação de escolaridade, este último por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos promovidos pela unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Conforme a gerente do Sesi Sinop, Mayara Fernanda Dal"Berto Rodrigues, este programa é especialmente voltado para quem precisou interromper os estudos. "O Sesi presta serviços de educação básica a trabalhadores da indústria e seus dependentes jovens e adultos, acima de 15 anos, abrangendo da alfabetização ao Ensino Médio".
A gerente disse ainda que para este público, que precisa conciliar o horário de estudos com o turno de trabalho, o Sesi oferece horários flexíveis e leva as salas de aulas até a empresa, diminuindo assim a evasão escolar. "Os professores recebem formação específica para lidar de forma adequada seus alunos, sempre utilizando de conteúdos apropriados à faixa etária e respeitando às experiências de vida de cada um", enfatizou.
Uma das alunos que já obteve resultados positivos com os programas de é Maria Helena dos Santos Almeida. Satisfeita, comemora a promoção no frigorífico onde trabalha por conta da dedicação aos estudos: "quando comecei a trabalhar nesta empresa senti que precisava estudar. A própria empresa me incentivou a buscar o apoio do Sesi. Por isso, passei da função de embaladeira à de líder".
Para fortalecer esta e outras ações do Sesi local, que atende aos 27 municípios circunvizinhos, na tarde de hoje, a unidade Sinop recebe mais um veículo de trabalho. "O investimento tem a meta de fortalecer e modernizar o alcance das ações da instituição, que tem ampliado a estrutura de atendimento no norte de Mato Grosso nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social", explica Mayara.
A viatura modelo VW Amarock 4×4 será entregue às 16h, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), nesta quinta-feira, 02, pela gerente da unidade e também pelo presidente do sindicato, José Eduardo Pinto, que também integra a diretoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), entidade que aglomera Sesi, Senai e os sindicatos.
O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso em parceria com sindicatos filiados também modernizará a frota de atendimento nas cidades de Juína, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.