A Semana Municipal de Trânsito começa na próxima segunda-feira (6) e vai até dia 14, com palestras, blitz educativas, peças teatrais. No primeiro dia, às 9 e 30h, haverá blitz educativa na avenida Julio Campos esquina com rua das Avencas. Na escola Nilza de Oliveira Pipino haverá palestras pela manhã e à tarde.
Às 19h30 tem a abertura oficial, no auditório da Unemat, com presença do grupo de teatro do CAD, palestra com o fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Dom Aquino Thiago Costa Rodrigues e do especialista em Educação e Segurança no Trânsito Rubenhur Ferreira de Carvalho, sobre cuidados e atenção no trânsito.
Os alunos do projeto Projovem Urbano estarão auxiliando nas ações de conscientização, durante as palestras nas Escolas Nilza e Enio Pipino.
No dia 14, uma ação conjunta será montada no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Às 19h30 terá palestra com o advogado Cleuton Silva, sobre direito de ir e vir. Em seguida, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Sinop, Felipe Guerra, abordará os crimes de trânsito.
De acordo com o secretário de Trânsito, Agnaldo Turra, "a educação de trânsito nas ruas e escolas se faz necessário, pois representa uma mudança de hábitos e costumes, que precisam ser reformulados a partir de procedimentos sensatos, sob a orientação, tendo como premissa fundamental o respeito e a valorização à vida", disse.
Durante toda a semana serão desenvolvidos trabalhos de educação para o trânsito nas ruas, escolas e pelos parceiros de órgãos executivos.
Sinop tem um índice considerado alto de acidentes. Ontem, por exemplo, a colisão de um carro com poste causou a morte da acadêmica Gislene Lima, 25 anos, esposa do delegado de Polícia Civil, Joacir dos Reis. O corpo dela foi trasladado para Poxoréu, onde residem familiares.