Alunos da rede estadual ainda podem se inscrever em uma das 4.412 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que continuam abertas em Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.
De acordo com a assessoria, podem se cadastrar estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular ou aqueles que estejam inseridos em qualquer uma das séries do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além de estar devidamente matriculado e frequentando regularmente as aulas, os interessados devem possuir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada turma terá 30 vagas e os alunos receberão auxílio estudantil, recarga no cartão transporte, além de alimentação durante as atividades, material didático e camiseta dos cursos.
A listagem dos cursos disponíveis podem ser encontradas nas escolas da rede estadual ou Assessorias Pedagógicas.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sistema S ofertaram 20.648 vagas para cursos técnicos e de formação inicial continuada distribuídas em 95 municípios mato-grossenses onde existem unidades do Sistema S, parceiro na execução do Programa.