O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Sinop, promove na quarta-feira (23), às 9h, reunião do Conselho de Representantes das escolas municipais. Eles discutem a paralisação de 24 horas, prevista para 7 de dezembro, e definem o cronograma de mobilização, como a realização de passeata, ou não, segundo vice-presidente Valdeir Pereira. Aproximadamente 13 mil alunos são atendidos na rede municipal.
•Conheça a página de Só Notícias no Facebook
Ele disse, em entrevista ao Só Notícias, que os servidores também debaterão a pauta de reivindicações protocolada em junho, junto à Secretaria Municipal de Educação, que pondera não ter ocorrido manifestação oficial por parte do Poder Executivo. A principal cobrança é pela aplicação de 1/3 da hora atividade, o horário reservado para estudos, avaliação e planejamento aos professores. “Devemos definir o pedido de uma reunião para discutir o assunto”, afirmou. O objetivo com a paralisação é pressionar a prefeitura.
Esta semana, o prefeito Juarez Costa (PMDB), deve analisar projeto de lei complementar sobre a aplicação do benefício, que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação, segundo assessoria de imprensa. Os recursos necessários devem ser incluídos no orçamento do ano que vem, avaliado em R$ 282 milhões. A estimativa do Executivo é que o impacto financeiro anual seja de aproximadamente R$ 5 milhões.
Os representantes das escolas também discutirão na quarta, a eleição dos delegados para o Conselho de Representantes dos dias 2 e 3 de dezembro em Cuiabá; a composição da comissão do Previ – Sinop; atribuição de aulas e/ou classe para o ano letivo de 2012 e informes gerais. A reunião acontecerá nas dependências da subsede do Sintep, na rua dos Antúrios, 1070, Jardim Celeste.