Estudantes da rede estadual de ensino devem fazer as rematrículas até o dia 31, conforme o calendário da secretaria estadual de Educação. Porém, ainda é baixo o número. Os alunos podem usar o aplicativo MT Cidadão ou pelo Portal MT GOV para garantir suas vagas no ano letivo de 2024. Em Sinop, são 20 escolas que atendem cerca de 17 mil. Foram efetivadas aproximadamente 5,1 mil rematrículas, o que corresponde a 30%.
Não foi detalhado quantos estudantes já realizaram a rematrícula, mas a diretora adjunta da diretoria regional de Educação, Christiane Zubler, disse, ao Só Notícias, que está abaixo do esperado. “Prevíamos que hoje já teríamos um quantitativo maior de matrículas, não temos números ainda, mas percebemos que a procura é baixa. Estamos fazendo um chamamento via redes sociais, para que os pais ou responsáveis procurem atualizar a rematrícula. Ao realizar a rematrícula no prazo estabelecido, os estudantes garantem seu acesso à educação e contribuem para a organização das turmas e da infraestrutura escolar”.
A rematrícula é obrigatória para todos do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos. Conforme a secretaria estadual de Educação, o prazo não será prorrogado e a rematrícula é fundamental para o fechamento do planejamento escolar do próximo ano. A confirmação dos dados de cada estudante e a manifestação do desejo de continuar na rede são essenciais para direcionar as ações e políticas educacionais.
O ano letivo de 2024 está previsto para iniciar na primeira quinzena de fevereiro.