O município conseguiu cumprir parte das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino fundamental em 2015. De acordo com o relatório, nos anos iniciais (até 4ª série/5º anos), o índice alcançado é de 5.6, enquanto que a meta era atingir pelo menos 5.4. Em contrapartida, o município não conseguiu atingir a meta de 5.1 para os anos finais (até 8ª série/9º anos) e obteve índice de 4.9.
Entre as escolas da rede municipal que atingiram a meta para os anos iniciais, a escola Rodrigo Damasceno ficou com a melhor nota (6.1). A projeção era atingir, pelo menos, 6.0. A escola municipal Valter Kunze obteve 6.9 e ficou com a melhor pontuação na classificação geral. No entanto, não atingiu o objetivo de alcançar 7.1 no Ideb. A pior nota ficou com a escola Jurandir Liberino Ribeiro de Mesquita, que obteve 4.7, ante uma projeção de 5.5.
Para os anos finais do ensino fundamental, foram divulgados dados apenas da escola Lindolfo José Trierweiller, que não obteve o índice de 5.7, meta inicial, e ficou com nota de 5.0.
A rede estadual, por outro lado, atingiu todas as metas para o ensino fundamental. Nos anos iniciais obteve índice de 5.4, ante uma meta de 5.2. Nos anos finais, a nota obtida foi 4.6, enquanto que a projeção era atingir no mínimo 4.5.
A melhor nota dos anos iniciais ficou com a escola Maria de Fátima Gimenez Lopes. A unidade passou com folga a meta de 4.5 e fechou com índice de 5.9. A pior nota, por outro lado, ficou com a escola Bom Jardim, que obteve 4.8, ante uma meta de 4.9.
Entre as escolas que atingiram a meta nos anos finais do ensino fundamental, as que obtiveram as melhores pontuações foram as unidades Nilza de Oliveira Pipino e Nossa Senhora da Glória, com 4.9, cada. A primeira, no entanto, tinha como meta atingir, ao menos, 4.5, enquanto que a segunda 4.4. O melhor índice, 4.9, foi obtido pela escola Olímpio João Pissinati, que, porém, não atingiu o objetivo de alcançar 5.1.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).1