Um projeto elaborado pela escola estadual Olímpio João Pissinati Guerra, em Sinop, sobre o Meio Ambiente na Escola, foi escolhido pelo Banco da Amazônia e receberá patrocínio para desenvolvimento. Aproximadamente R$ 33 mil serão investidos neste ano. O projeto foi elaborado ano passado, pela comunidade escolar. “O objetivo é trabalhar no ambiente escolar promovendo a jardinagem, horta, cultivo, cuidado, toda parte de educação ambiental”, explicou, ao Só Notícias, a professora de biologia Luziane de Abreu Nachbar.
“A partir do dia 14 de março temos que abrir uma conta no banco para receber as parcelas [do recurso] e desenvolver as ações, como montagem da horta, jardinagem, aquisição de equipamentos, palestras e produzir também alguns materiais voltados para conscientização ambiental”, acrescentou.
A Escola Pissinati, que fica no Jardim Primaveras, foi a única escola que teve projeto aprovado no Estado na área ambiental. No entanto, outras propostas também foram escolhidas, como a “em busca da sustentabilidade”, elaborada pelo CDCE de Lucas do Rio Verde; “campo demonstrativo de reflorescimento com o pau-de-balsa”, da Cooperativa de Produtores de Pau-de-balsa de Mato Grosso, em Terra Nova do Norte, “reflore-ser”, da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Tangará da Serra e, “reciclar é preciso”, de Zita Ana, de Barra do Garças.
Outros projetos mato-grossenses foram contemplados. No âmbito cultural foram escolhidos um livro sobre agropecuária e economia, em Cuiabá; a produção de um DVD sobre índios, em Tangará da Serra; Convenção de Rock, em Alta Floresta; Valores humanos, também em Alta Floresta; festival de cultura e artesanato de Guiratinga; Varal de poesia, de Sinop.
Na categoria esportes, foram escolhidos os seguintes trabalhos: escola de atletismo conviver, de Sinop; Peladão 2011 – copa de todos os povos, de Rondonópolis e, a minimaratona da independência- troféu Allender dos Anjos Souza, de Guiratinga.
Receberão patrocínios, também, dois projetos sociais da associação de amigos das crianças com câncer de Cuiabá; da comunidade evangélica de confissão luterana de Sinop; um projeto de Rondonópolis e outro de Colíder.
Na modalidade Rouanet (incentivo as artes) foram selecionados projetos de Cuiabá e Alta Floresta. Já da modalidade exposições agropecuárias, foram selecionados projetos de Pontal do Araguaia, Dom Aquino, Cuiabá, Barra do Garças e Tangará da Serra.