Cerca de 90 profissionais da Educação devem assumir as quatro escolas que foram repassadas pela prefeitura para o governo do Estado. O assessor pedagógico, Paulo Sérgio, disse, ao Só Notícias, que além de professores foram contratadas pessoas para o apoio e técnicos administrativos. As aulas nessas unidades iniciam na segunda-feira (13) para aproximadamente 1,2 mil estudantes.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os contratos desses profissionais terão duração de um ano, podendo ser interrompido a qualquer momento. A contratação de temporários foi necessária porque nesse primeiro momento não haverá tempo hábil para convocar os classificados no concurso do governo. Uma lista com o nome daqueles que passaram pelo processo de contagem de pontos e ficaram sem vagas deve ser publicada nos próximo dias. Eles terão 30 dias para se apresentarem e mais 30 para encaminharem toda documentação necessária para, posteriormente, assumirem.
Conforme Só Notícias já informou, as escolas municipais que foram estadualizadas são Menino Jesus, Umuarama, Bom Jardim e Thiago Aranda, com o objetivo de equilibrar o atendimento aos alunos. A estrutura física (prédio e mobiliário) das unidades também foi repassada ao Estado, em regime de comodato, inicialmente com prazo previsto de cinco anos. O município deixará de investir aproximadamente R$ 3 milhões, anualmente, para manutenção destas unidades.