O pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, Marco Antônio Araújo, reforçou, agora há pouco, que os candidatos às vagas oferecidas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fiquem atentos ao prazo final. “Como temos uma hora a menos ao horário oficial de Brasília, as inscrições se encerrarão às 22h59 de hoje [horário de Mato Grosso]”, afirmou, ao Só Notícias.
Ele explicou que esta é a única oportunidade que os candidatos terão para se inscreverem e disputarem as 725 vagas oferecidas para os oito cursos no campus sinopense. O resultado da primeira chamada sai no dia 15, com as matrículas podendo ser feitas nos dias 19 e 20. Posteriormente, os concorrentes que não conseguiram entrar, aguardam a segunda chamada, dia 26, para preencherem as vagas remanescentes, cujas matrículas estão previstas para os dias 30 e 31. Depois haverá uma terceira chamada.
Do total de vagas ofertadas, o pró-reitor afirmou que “50% é para chamada geral. Dos outros 50%, 30% são para alunos oriundos de escolas públicas e 20% para estudantes negros”. Ele informou que ainda não é possível saber quantas pessoas já se inscreveram, já que este acompanhamento é feito pelo Ministério da Educação, que gerencia o sistema. A quantia ainda deve ser divulgada.
Atualmente, mais de quatro mil acadêmicos estudam no campus, distribuídos nos cursos de Agronomia; Enfermagem; Engenharias Agrícola, Ambiental e Florestal; Farmácia; Medicina Veterinária, Zootecnia e licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física, Química e Matemática. São cerca de 170 professores concursados.