A prefeitura deixará de aplicar R$ 3 milhões/ano na Edução com a estadualização das escolas municipais Menino Jesus, Umuarama, Bom Jardim e Thiago Aranda Martins, com objetivo de “equilibrar” o atendimento aos alunos. A confirmação é do secretário municipal de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral, acrescentando que a verba economizada será aplicada, principalmente, na execução da hora atividades dos professores, que é o período reservado para estudos, avaliação e planejamento.
O sindicato da categoria cobra a complementação de 1/3, apontando que 20% já está garantido no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). O conselho de representantes das escolas municipais tem assembleia prevista para amanhã, e tratará do assunto.
No final do ano passado, 500 funcionários protestaram cobrando a aplicação de 1/3 da hora atividade em passeata pela avenida Júlio Campos- a principal da cidade- e alguns, paralisaram os trabalhos por 24 horas. Por outro lado, o secretário municipal de Educação, Antônio Tadeu Gomes Azevedo, informou já havia sido dada a garantia de aplicação do benefício, aos servidores, este ano.
Aproximadamente 13 mil alunos são atendidos na rede municipal.