O secretário de Educação em Sinop, Antônio Tadeu Gomes Azevedo, acredita que, até a próxima semana, seja definido o novo calendário escolar dos mais de 13 mil alunos da rede pública de ensino. A análise é feita para que sejam repostos os dias que eles ficaram sem aulas devido a greve dos 1,4 mil profissionais da Educação, encerrada semana passada. As aulas foram retomadas ontem.
Tadeu disse hoje, ao Só Notícias, que o novo calendário está sendo tratado entre as escolas, pais dos alunos e que, neste momento, a secretaria trabalha na atribuição de aulas dos professores para as 22 escolas e 17 creches. A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) garante que os estudantes terão os 200 dias letivos como determina o Ministério da Educação.
Conforme Só Notícias informou, os profissionais encerraram a greve que durou 43 dias, após aceitarem proposta consensual, formulada pelo Sintep, prefeitura e vereadores. Dois dos itens aceitos foram reajuste superior a 6% e envio do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) ao legislativo, para que ambos entrem em vigor em maio. Contudo, eles permanecem em estado de greve e não descartam paralisar os trabalhos novamente se a proposta não for cumprida.