Os pais vão pagar mais caro para manterem seus filhos estudando na rede particular a partir do próximo ano em Sinop. As escolas de educação infantil, fundamental e médio já definiram os reajustes que serão aplicados para o ano letivo 2012 e, de acordo com levantamento feito por Só Notícias, em várias delas os percentuais variam de 8 a 11%.
•Conheça a página de Só Notícias no Facebook
No país, o reajuste pode alcançar até 12% de acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares. Já o percentual previsto para o Estado ainda não foi disponibilizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino do Mato Grosso (Sinepe). Cada instituição calcula o aumento conforme seus custos e tem autonomia para estabelecer preços.
A direção de cada unidade leva em conta, além da inflação anual, os investimentos, aumento de custos operacionais e outras despesas. O setor evita falar em preços. No entanto, pessoas ligadas à área justificam ser necessário analisar os dois lados da moeda, isto é, não somente os custos, mas também aquilo que a escola tem a oferecer para seus alunos.
Para o ano letivo atual, os reajustes chegaram a 10% no Estado.
Em todas as escolas sinopenses, o período para matrículas para novos alunos já está aberto.