PUBLICIDADE

Sinop: mais de 180 alunos portadores de necessidades são atendidos em rede pública

PUBLICIDADE

Criado ainda em 2001, pela Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de oferecer atendimento educacional e social, otimizando o processo da inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE’s),o departamento de educação especial atende mais de 180 estudantes.

Hoje, ele conta com duas psicólogas, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma intérprete e três psico pedagogas, que trabalham vários projetos, entre eles, o de qualificação profissional dos educadores.

Esses educadores recebem cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), ADV (Atividade de Vida Diária) que auxilia professores a trabalharem com deficientes visuais, Orientação e Mobilidade, Braile e Educação Física adaptada e alfabetização de surdos. Cerca de 300 professores já foram qualificados.

“O nosso objetivo através desses cursos é promover avaliações diagnósticas, orientações e acompanhamento no processo de adaptação e atendimento, realizando a formação dos professores e gestores das escolas e creches municipais” explicou a secretária de Educação, Rosa Oliva de Almeida.

A prefeitura conseguiu montar 23 (vinte e três) salas de recurso com equipamentos específicos para o aprendizado dos PNEE’s, como: impressora em braile, máquina perkins (máquina de datilografia), computador, entre outros.

Além desse acompanhamento diferenciado para os alunos, é oferecido gratuitamente para as mães dos PNEE’s, o curso de pintura em tela, com o objetivo de auxiliar na qualificação profissional, além de servir como terapia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE