A instalação do Instituto Federal de Mato Grosso em Sinop será discutida, quinta-feira, às 19h, em audiência pública. O secretário de Diversidade Cultural, Ozeas Veras, adiantou que, inicialmente, devem ser destinados cursos serão de formação técnica. “É para funcionar [o instituto] no próximo ano. Uma vez realizada essa audiência e a sociedade entender que o instituto pode se instalar em Sinop, vamos iniciar os cursos como sendo as primeiras ações para implantação do IFMT em Sinop. Poderão ser dois, três ou mais cursos técnicos”, explicou ao Só Notícias.
•Conheça a página de Só Notícias no Facebook
Enquanto é definida a área onde a unidade será contruída, as atividades do IFMT serão desenvolvidas no prédio de uma escola municipal. “Neste primeiro momento, pela demanda, o prefeito já disponibilizou o uso de uma escola no período noturno, em que a IFMT poderia trabalhar, para que ocorra a implantação do instituto enquanto buscamos o lugar específico [de instalação]”, destacou.
Cursos ligados à cultura estão sendo cogitados. “Por isso que a secretaria de Cultura está puxando as discussões neste primeiro momento juntamente com a Secretaria de Educação e prefeitura”, destacou. Na audiência desta quinta, será lançado o curso de música.
As discussões sobre a implantação do IFMT em Sinop foram anunciadas em outubro, após reunião com reitor do instituto, José Bispo Barbosa. A proposta foi elaborada pela administração municipal, envolvendo a oferta de cursos como de ensino médio-técnico, com demanda para artes e música, eletrônica, eletrotécnica, informática, telecomunicações e química e, também os de graduação, para as áreas de artes com habilitação em música, além de secretariado executivo e engenharia de alimentos. A proposta tem ainda os tecnólogos, para áreas de automação industrial e tecnologia em redes de computação, por exemplo.
Atualmente, Mato Grosso conta com 11 campi do Instituto, sendo duas em Cuiabá, uma em Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e, a mais recente, em Sorriso, cuja estrutura deve ser entregue até 2012. Alta Floresta, Várzea Grande e Primavera do Leste serão as próximas a ganharem unidades, segundo o Ministério da Educação, até 2014.