Terminou, agora há pouco, no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira, o fórum municipal que discutiu as metas do Plano Nacional de Educação. Além de Sinop, participaram servidores dos municípios de Vera, Santa Carmem e Lucas do Rio Verde.
A secretária Municipal de Educação, Gisele Faria, afirmou que o plano municipal precisa ser elaborado a cada dois anos e estar alinhado com o estadual e o nacional. Além de incluir investimentos na capacitação dos profissionais “que precisam ampliar seus conhecidos em diversas áreas”.
O fórum contou com palestras do professor e mestre Robson Silva Xavier com o tema pessoas de sucesso no século XXI; da Conselheira Estadual de Educação e avaliadora do Ministério da Educação, professora Márcia Adriana de Carvalho, que falou sobre as perspectiva dos profissionais da educação em relação ao Plano Nacional.
O PNE traz 20 metas que preveem a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional, qualificação profissional e colaboração entre União, Estados e municípios. Além de promover continuamente o Sistema Único de Ensino; assegurar imediatamente a existência de plano de carreira para os profissionais da educação pública; atender 100% da população escolarizável no Ensino Fundamental até 2015; vagas de Educação de Jovens e Adultos para 100% da demanda; ofertar educação básica para população do campo e indígenas; expandir o atendimento aos estudantes com deficiências; aferir a qualidade da educação em 100% das escolas do sistema estadual.