Os alunos da escola estadual São Vicente de Paula começaram a comemorar o dia do estudante (11 de agosto) de uma maneira diferente: cobrando do governo do Estado melhoria na estrutura da unidade educacional. Eles saíram de bicicleta da escola, localizada no bairro São Cristóvão, e foram até a Assessoria Pedagógica (avenida das Embaúbas, centro), onde entregaram uma carta de reivindicações. “São as reais necessidades, como ponto de energia, porque temos os aparelhos de ar condicionado, mas não estão instalados porque não tem potência e, as salas de laboratório, que estão com as obras paradas e que o governo não dá resposta. São para cursos de mídia, matemática e física”, explicou a diretora Izilda de Lourdes Velasco Rabelo, ao Só Notícias.
O documento, elaborado pelos estudantes com apoio dos profissionais, começou a ser desenvolvido na última semana, durante atividades internas, e deve ser remetido à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Cuiabá. “Como amanhã é dia dos estudantes, estamos realizando no mês atividades referentes, como forma de que eles busquem, lutem por melhorias, por uma educação de qualidade”, disse.
Outras atividades devem ser desenvolvidas durante este mês, incluindo culturais e também discussões sobre drogas, por exemplo. A unidade educacional é uma das mais antigas de Sinop, sendo instalada inicialmente como extensão da escola Nilza de Oliveira Pipino e, desmembrada posteriormente, em 1987.