As aulas do próximo ano letivo, da rede estadual de ensino em Sinop, começam no dia 6 de fevereiro. As matrículas para alunos novos e rematrícula daqueles que perderam o prazo, que foi de 15 de agosto até 31 de outubro, iniciam em 9 de janeiro e seguem até dia 13. Já no caso dos estudantes da educação especial, o prazo é de 28 a 29 desse mês.
Sinop tem 20 escolas da rede estadual e, de acordo com a diretora regional de Educação, Cristiane Signor, atualmente são 17,3 mil alunos matriculados e cerca de 1,4 mil devem concluir o ensino médio este mês. A diretora informou, ao Só Notícias, que a previsão é a partir de fevereiro a rede estadual receber mais 2 mil novos estudantes que finalizaram o 5o ano municipal.
Cristiane ressaltou que ainda não há definição de novas contratações de professores, mas citou duas matérias em que são poucos disponíveis, como de língua portuguesa e matemática. “Considerando que a Diretoria Regional de Educação está em processo de atribuição de profissionais para atender o ano letivo de 2023, ainda não é possível dizer se haverá falta de profissionais”, avaliou.
Por fim, a diretora acrescentou que o governo do Estado por meio da secretaria de Educação está investido em infraestrutura e ações para impulsionar a qualidade da educação, dentre elas “os uniformes escolares, o kit de materiais, Chromebooks [computadores com sistema operacional com armazenamento em nuvem] para uso nas salas de aula, e-mail para cada estudante acessar as plataformas de ensino e curso de inglês on-line com a EF ‘Education First”, finalizou.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes anunciou edital para selecionar 100 alunos do ensino médio, da rede pública estadual, para fazer intercâmbio na Inglaterra, cursando Inglês, juntamente com 15 professores.