Pais, alunos e funcionários de 19 escolas estaduais de Sinop escolhem, nesta terça-feira (10), os diretores que vão ficar a frente das unidades até 2015. Os candidatos são: Denise Belincanta, na escola Edna Dalabetta; Iracema Comby, na Rosa dos Ventos; Francisco dos Santos, na Cleufa Hubner; Daniela Dieterich, na Bom Jardim; Genilvada dos Santos, na Paulo Freire; Amorézio Souza, na Edeli Mantovani; José dos Santos, na Jorge Amado; Maria Miranda, na Djalma Guilherme Silva; Arildi Pinheiro, na São Vicente de Paula; Ivonete Giachini, na Zeni Vieira; Hellisene Almeida, na Nossa Senhora de Lurdes; Daniela Vicentin, na Nilza de Oliveira Pipino; Monica Monteiro e Silvana Lopes, no Ceja Benedito Sant`Ana da Silva Freire; Carlos Zanan, na João Pissinati Guerra, e Cirilo Moreira, na Ênio Pipino.
A eleição deve ocorrer durante todo o dia e os canditados devem ser eleitos com 50% dos votos mais 1. Nas unidades onde não houveram candidatos o diretor deve ser nomeado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conforme Só Notícias já informou, ao todo, 592 escolas – das 744 existentes no Estado – vivenciarão o processo eleitoral para o biênio 2014/2015.
Em comparação com o último processo eleitoral escolar (2012/2013), neste ano, houve crescimento de 14% nas inscrições a função de direção. Na ocasião a disputa foi efetivada por 517 candidatos. Agora, o processo conta com 765 candidatos, sendo 293 homens e 472 mulheres. No perfil dos inscritos consta que 746 possuem nível superior, 454 são especialistas, 24 possuem mestrado e um já com doutorado.
A segunda fase da eleição para diretores da rede estadual de ensino, compreende apenas as escolas que não tiveram candidatos inscritos (162 em todo Estado). Os profissionais interessados em exercer a função já podem se inscrever e apresentar documentação na Assessoria Pedagógica até o dia 16 deste mês. A norma também valerá nas escolas em que o candidato único inscrito não obtiver a maioria simples dos votos (50% dos válidos mais um).