Equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) visitam até quinta-feira, cinco municípios de Mato Grosso para desenvolverem em conjunto com a rede municipal o Plano de Ação Articulado (PAR). O projeto busca melhorias nos índices de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta e Cáceres.
A partir da iniciativa inédita em trabalhar o PAR, os técnicos estaduais foram capacitados pelo MEC para implantar e desenvolver o plano nos municípios. Com R$ 700 mil liberados pelo Governo Federal a Seduc visitará as regiões, com objetivo de mudar a realidade educacional estadual.
Inicialmente, os 23 municípios com Ideb menor que três construíram os planos. Agora, a Seduc está ajudando as demais. “Saímos na frente com a metodologia”, destaca a secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, Flávia Nogueira. Segundo ela, o procedimento agilizou os resultados e os municípios prioritários que apresentaram o PAR aguardam o repasse de recursos do MEC.
O programa da Seduc divide o Estado em cinco regiões. A partir de 2008 todas os municípios serão visitados mensalmente. A meta é que até julho o PAR esteja construído em todo o Estado facilitando o acesso a recursos para melhorias estruturais e capacitação nos 141 municípios. “Na rede estadual a articulação também está pronta”, informa Flávia Nogueira.