O governo federal autorizou a liberação de pouco mais R$ 140,2 mil, por meio do Ministério da Saúde, para Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Vera e União do Sul dividirem, destinados ao Projeto Olhar Brasil. A verba vai ser gerenciada em Sinop e para o repasse da primeira parcela, R$ 26,1 mil, também já foi dado aval.
O objetivo do projeto é identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração em alunos da rede municipal de ensino. Somente em Sinop são mais de 13 mil estudantes. A intenção é reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e à aquisição de óculos.
O recurso será transferido de acordo com a produção apurada nos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde, sendo relativos à produção do procedimento consulta. Ele será disponibilizado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), destinados exclusivamente ao custeio dos procedimentos referentes ao projeto.
O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência do recurso financeiro, ao Fundo Municipal de Saúde.