Nas próximas semanas, entre os dias 16 a 19 de dezembro, as escolas estaduais de Sinop estarão fazendo as matrículas dos alunos que serão transferidos de uma escola estadual para outra -o redimensionamento-. De acordo com a assessora pedagógica Silvia Kuhn, as datas foram confirmadas ontem em reunião com os diretores das escolas e corresponde a instrução normativa feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo a assessora, as mudanças que serão feitas já foram definidas e as matrículas serão de responsabilidade das escolas.”Os pais não precisam ficar preocupados, os alunos que estão estudando não ficarão fora das salas. As mudanças estão sendo feitas e pedimos tranquilidade aos familiares”, disse a assessora.
Conforme Só Notícias antecipou, no próximo ano letivo as escolas estaduais atenderão modalidades específicas – somente ensino fundamental, médio ou Educação de Jovens e Adultos (Eja) -. A assessora explica ainda que o redimensionamento já está funcionando em Cuiabá e em cidade menores, em que a escola já é construída para atender determinada modalidade. “Proporciona melhor qualidade de ensino, já que serão atendidos alunos com a mesma faixa etária. Atualmente, uma escola estadual tem crianças e adultos no mesmo ambiente, acaba se tornando mais difícil o trabalho”, destacou.
As matrículas para novos alunos -de outros municípios- ou privadas que queiram transferir para as estaduais estarão abertas entre os dias 5 a 16 de janeiro. Nesta semana, as escolas estaduais estão renovando as matrículas dos alunos que já estudam na instituição. Atualmente, são 12 escolas estaduais no município e aproximadamente 15,5 mil alunos.
(Atualizada às 9h40)