Começaram, esta manhã, aulas nas extensões da Escola Jurandir de Mesquita no Centro de Múltiplo Uso do Violetas, da Escola Rodrigo Damasceno no Centro de Múltiplo Uso do Betel e da Escola Belo Ramo com extensão do espaço da Igreja. As aulas para os alunos do centro Vinicius de Moraes -que em 2012 atendeu na Escola José Reinaldo- voltaram a ser dadas, a partir de hoje, na Comunidade Kolping. Juntas, as unidades atendem 850 estudantes.
No Vinicius de Moraes tem as turmas de Pré I e II. Na extensão do Violetas, 4º e 5º anos, mo Betel, 1º e 2º e, Belo Ram, 5º e 6º anos. "Na verdade são novas escolas, pois no ano passado não contamos com essas unidades trabalhando e, agora, devido ao levantamento da demanda, constatamos a necessidade desses novos espaços e em menos de 30 dias conseguimos locar alguns, emprestar outros como é o caso dos Centros cedidos pela Assistência Social e hoje já estamos atendendo a comunidade escolar", explica o secretário de Educação, Hedvaldo Costa, através da assessoria.
Foram investidos R$ 20 mil em pintura, adequações dos espaços com divisórias, instalações de cozinha, compra de utensílios domésticos, instalações hidráulicas e elétricas a Secretaria investiu mais de R$ 20 mil. "Abrir essas unidades hoje realmente só foi possível pela cooperação entre as Secretarias. A mão de obra foi totalmente disponibilizada pela pasta de Obras o que reduziu nossos custos, dois espaços foram cedidos e assim nos foi possível realizar as adequações necessárias e atender um numero maior de crianças em parceria", acrescenta.
Além destas, estão em andamento as ampliações dos Centros de Educação Infantil do Alto da Glória e Tempo de Infância. Atualmente, o centro Alto da Glória atende 150 crianças do pré-pré II e, com a ampliação, passará a atender 250. A nova ala está prevista para iniciar as aulas dia 8 de março. Já o Tempo de Infância, 402 alunos divididos entre Pré I e II, com as três novas salas em andamento, a capacidade de atendimento aumentará para 552. O Tempo de Infância também está em processo de finalização.
Hoje, a rede municipal atende aproximadamente 13 mil estudantes no ensino infantil, fundamental, educação especial e Educação de Jovens e Adultos.