PUBLICIDADE

Sinop: carta será enviada a Silval para criação da Universidade do Norte

PUBLICIDADE

Uma carta de intenção está sendo elaborada em Sinop, endereçada ao governador Silval Barbosa (PMDB), pedindo a criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso com a descentralização da estadual – a Unemat, campus de Sinop, da sede em Cáceres. A vereadora Leozenir Severo (PSD) afirmou, ao Só Notícias, que, no documento, além das assinaturas das pessoas que participaram de uma audiência pública (professores, acadêmicos e população de modo geral, à favor da criação) também serão apontadas as vantagens do desligamento da sede.

A lesgisladora explicou também que será solicitado que técnicos do governo do estado façam levantamento da atual situação dos campus local da Unemat, visando a viabilidade de sua transformação da universidade do norte. “Porque a partir daí, ele [governador] tem parâmetro e deve ou não encaminhar algum projeto para a Assembleia Legislativa, para ser votada se será criada a universidade”, disse.

Entre as vantagens que a vereadora aponta com a criação da universidade, estão a independência financeira e administrativa, resultando na possibilidade de aumentar ainda mais o número de cursos, laboratórios, pesquisas, extensões, e os investimentos de um modo geral.

Atualmente oito cursos são oferecidos na Unemat de Sinop, que tem aproximadamente 2 mil alunos: Administração, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Ano que vem, uma turma especial para Ciências da Computação deve aberta no campus, no entanto, a administração desse curso será do campus de Colíder.

A criação da Universidade do Norte de Mato Grosso já foi debatida em audiência pública no último dia 30 novembro.

(Atualizada às 8h24)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE