Uma carta de intenção está sendo elaborada em Sinop, endereçada ao governador Silval Barbosa (PMDB), pedindo a criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso com a descentralização da estadual – a Unemat, campus de Sinop, da sede em Cáceres. A vereadora Leozenir Severo (PSD) afirmou, ao Só Notícias, que, no documento, além das assinaturas das pessoas que participaram de uma audiência pública (professores, acadêmicos e população de modo geral, à favor da criação) também serão apontadas as vantagens do desligamento da sede.
A lesgisladora explicou também que será solicitado que técnicos do governo do estado façam levantamento da atual situação dos campus local da Unemat, visando a viabilidade de sua transformação da universidade do norte. “Porque a partir daí, ele [governador] tem parâmetro e deve ou não encaminhar algum projeto para a Assembleia Legislativa, para ser votada se será criada a universidade”, disse.
Entre as vantagens que a vereadora aponta com a criação da universidade, estão a independência financeira e administrativa, resultando na possibilidade de aumentar ainda mais o número de cursos, laboratórios, pesquisas, extensões, e os investimentos de um modo geral.
Atualmente oito cursos são oferecidos na Unemat de Sinop, que tem aproximadamente 2 mil alunos: Administração, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Ano que vem, uma turma especial para Ciências da Computação deve aberta no campus, no entanto, a administração desse curso será do campus de Colíder.
A criação da Universidade do Norte de Mato Grosso já foi debatida em audiência pública no último dia 30 novembro.
(Atualizada às 8h24)