O número de alunos matriculados na rede pública de ensino teve uma pequena queda no último ano. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2014, são definitivos e foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2013, havia 29.035 estudantes em creches, pré-escolas, no ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em instituições municipais e estaduais. Em contrapartida, no último ano, 28.741 alunos se matricularam no ensino público.
Contudo, apenas na rede municipal foi registrada diminuição, na qual, há dois anos, havia 12.873 estudantes matriculados na cidade e 311 em escolas rurais. No último ano, o número caiu para 12.493 estudantes em unidades urbanas e 206 em rurais.
Em contrapartida, nas instituições estaduais houve aumento de matrículas. Em 2013, foram contabilizados 15.851 alunos, em 2013, apenas em escolas urbanas. Em 2014, o número subiu para 16.042. Não houve estudantes matriculados em escolas rurais pelo Estado.
O número total apontado pelo censo definitivo é diferente do que foi apresentado pelos dados preliminares, em outubro do último ano, quando 29.517 foram contabilizados em escolas da rede pública.
A diferença acontece porque, eventualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que analisa os dados, recebe matrículas duplicadas para os dados preliminares. A distorção então é corrigida para apresentação dos dados finais.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, e os resultados obtidos são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.