A assessoria pedagógica da Secretaria Estadual de Educação alegou que está com dificuldades em conseguir doação de terrenos para a construção de duas escolas estaduais no município. O assessor pedagógico Paulo Sergio da Silva, explicou, ao Só Notícias, que foram encaminhados dois ofícios para a prefeitura, sem que houvesse resposta.
“Até hoje não foram doados os terrenos para a construção das escolas nos bairros Daury Riva e Sebastião de Matos. O prefeito está com dificuldade em fazer a doação, que caso fosse concretizada, poderia ter permitido licitar a obra ainda em maio deste ano”, cobrou.
Para intermediar as negociações, a assessoria procurou a câmara de vereadores que, entretanto, alegou estar ligada “à iniciativa privativa do Poder Executivo a elaboração de projeto de lei contemplando a doação de áreas para outros entes da federação, cabendo tão somente ao legislativo deliberar em plenário o projeto em questão”.
O assessor pedagógico alertou para as consequências que a demora no processo de doação pode trazer. “Sinop cresce em um nível muito rápido, principalmente por causa dos trabalhadores que vêm para o município em razão das obras da usina. Se não conseguirmos a doação logo, ela só poderá ser licitada talvez em 2016, para começar a construir em 2017. Enquanto isso, a demanda aumenta muito”.
Três terrenos já foram doados pela prefeitura ao Estado. No Jardim das Nações houve problemas com a empreiteira e o empreendimento teve que ser relicitado, sendo que a ordem de serviço foi emitida nesta semana. No Jardim Ibirapuera, a escola já está entrando em fase final, com a construção do segundo piso e no Jardim das Orquídeas, a assessoria pedagógica informou que as obras estão em andamento.
Outro lado
A Secretaria de Educação foi procurada para se posicionar sobre assunto, mas uma fonte informou que a secretária irá se manifestar "somente por meio de ofício".