Um grupo de cerca de 30 estudantes, alguns professores e pais de alunos estão realizando, neste momento, uma passeata pelas ruas de Sinop em forma de protesto contra a determinação eleitoral que impede o Estado de contratar professores substitutos, devido as restrições impostas pela lei eleitoral. A passeata iniciou na frente da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino (uma das maiores do Nortão) seguiu pela avenida das Embaúbas e deve terminar em frente a sede do Cartório Eleitoral de Sinop.
De acordo com informações de uma funcionária do colégio, faltam vários professores para diversas disciplinas e muitos alunos estão sem aulas há alguns dias. Como a legislação eleitoral veda qualquer tipo de contratação de funcionários esatduais, federais e municipais de julho até 31 de dezembro deste ano, muitos estudantes devem ficar sem aulas e, com isso, ter o ano letivo prejudicado.
Na semana passada, como já informou Só Notícias, alunos, pais e professores da escola estadual Enio Pipino também fizeram uma manifestação semelhante. De acordo com o diretor da escola Enio, José Aparecido Zaniboni, está faltando professor porque alguns adoeceram, outros entraram em férias, estão de licenças, entre outros motivos.