Sete mil alunos matriculados em escolas municipais de Sinop participam este ano do programa Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae Mato Grosso em parceria com a prefeitura. A culminância do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em 14 escolas municipais, para alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental começa no próximo dia 7 e demonstrarão, na prática, o conhecimento assimilado sobre empreendedorismo ao apresentar à comunidade escolar produtos confeccionados por eles e que serão comercializados.
Empreendedorismo é um tema abordado com estudantes do município desde 2015, em escolas particulares e instituições filantrópicas e o gestor do projeto Educação Empreendedora, Tiago Silva expõe que é muito importante estender o alcance do projeto às instituições públicas, que atendem uma parcela da população socialmente mais vulnerável. “O principal resultado de tudo isso é a conscientização desses alunos sobre empreendedorismo e protagonismo”, avalia. Segundo ele, a criança exercita o conhecimento sobre o tema ao colocar em prática os conceitos teóricos e ver o resultado dos trabalhos propostos.
Outro ponto positivo é o estímulo à participação dos pais na rotina escolar dos filhos, que levam essas informações sobre empreendedorismo para casa. “Esse feedback é passado pelos próprios professores nas unidades de ensino”, explica Silva.
Até dezembro, 94,674 mil alunos de escolas públicas e privadas de Mato Grosso terão participado de aulas sobre empreendedorismo. O assunto é abordado com crianças, jovens e adultos. Desde 2015, quando o projeto iniciou, o número de alunos atendidos aumentou 361%, informa a assessoria.