O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está realizando inscrições de alunos do novo ensino médio para formar a 1ª equipe sinopense para competir na FIRST Robotics Competition (FRC), categoria mais complexa entre as competições de robótica, em que se constrói e programa robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. Há competições regionais e os campeões se classificam para o mundial, nos Estados Unidos. O Brasil já tem equipes de tradição e com ótimos resultados nos torneios internacionais, e pela primeira vez que equipe de Sinop participará de uma disputa off season (fora de temporada), em dezembro.
Alunos do ensino médio formam equipes compostas por, pelo menos 10 a 20 estudantes, que, com apoio de técnicos e mentores, constroem um robô para enfrentar o desafio da temporada na arena. A FIRST Robotics Competition (FRC) é conhecida como a olimpíada da robótica. A competição internacional da organização sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia.
Para o desenvolvimento do robô, o time trabalhará com um kit básico e tem liberdade para usar a criatividade, desde que utilize o mesmo sistema de controle e respeite as regras que limitam tamanho, peso, quantidade máxima de motores, atuadores e alguns materiais. Os competidores precisam ainda levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.
Na competição, serão avaliados os desafios de habilidades, prêmios de máquina, prêmios tradicionais e de atributo. As melhores equipes do desafio de habilidades competirão ao vivo, e também remotamente, em alianças.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.