No primeiro dia de provas do Enem, em Sinop, um erro de impressão no conjunto caderno de questões/cartão resposta, pode anular a avaliação. As informações foram passadas ao Só Notícias por um aluno que desistiu de realizar a prova. As provas marcadas para iniciarem às 13h (horário de Brasília) atrasaram por pelo menos 30 minutos. Durante este tempo, fiscais e coordenadores dos locais mantinham contato com o MEC pra saber como proceder diante da inversão do local das respostas no cartão (gabarito).
A prova de hoje avalia o conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias. No gabarito, o avaliado deve anotar as respostas das questões de 1 a 45 como sendo de Ciências da Natureza, mas a orientação na capa do caderno de questões diz que elas são relativas a ciências humanas.
Enquanto o MEC não se posiciona sobre o erro, os inscritos na avaliação estão impedidos de responder o gabarito, assinalando as questões apenas no caderno de perguntas.
Ainda não foi confirmado se o erro apontando pelo aluno ocorreu em outras cidades de Mato Grosso. O 2º dia de provas está previsto para amanhã. São mais de 11 mil inscritos no Estado.