Os 1,7 mil estudantes que estão no 5º ano em Sinop passam a aprender pelo método de ensino Positivo, usado na rede privada. Serão aplicados R$ 280 por criança (cerca de R$ 476 mil, no total) que receberão quatro livros personalizados detalhando as especificações de Sinop, bem como a história e geografia do Mato Grosso. Os resultados serão avaliados no final do ano. Se forem considerados satisfatórios, o sistema pode ser ampliado para outras séries.
Além do livro didático integrado disponibilizado desde a educação infantil ao ensino médio, o sistema dará assessoria pedagógica com técnicos que acompanharão a implantação em Sinop, bem como a disponibilização do sistema de monitoramento da qualidade de ensino e o portal Aprende Brasil que favorece a inclusão digital com a oferta de mais de um milhão de páginas educacionais pela internet.
O convênio foi assinado ontem à tarde pela prefeita em exercício, Rosana Martinelli. O secretário de Educação, Hedvaldo Costa, explicou, através da assessoria, que “o método é um avanço, propiciando a inclusão e as mesmas características da educação privada às nossas crianças”.
O coordenador comercial da Positivo, Felipe de Lima, destaca que todas as páginas disponíveis no sistema são recomendadas pelo Ministério de Educação. Os alunos terão livre acesso ao portal O sistema atende mais de 4 mil unidades de ensino particulares e públicas brasileiras, com especialistas de diversas áreas do conhecimento.