O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) selecionou 12 alunos do novo ensino médio, que formam a 1ª equipe sinopense a competir na FIRST Robotics Competition (FRC), categoria mais complexa entre as competições de robótica, com construção e programação de robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. A equipe vai participar das competições regionais e os campeões se classificam para o mundial, nos Estados Unidos. A competição internacional da organização sem fins lucrativos, será em dezembro e combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia.
Os selecionados são Alana dos Santos Elias, Leonel Silvino Oliveira e Lanna Freitas do Nascimento são alunos da escola estadual Professora Edeli Mantovani, Ana Vitória dos Santos Monteiro, David da Silva Ferreira, Henrique Riffel e Juan Carlos de Paula Games estudam na escola estadual Olímpio João Pissinati Guerra. Geicy Bianchi da Silva, Matheus Castro de Bora, Nicolas Pires da Silva e Rafaella Rodrigues são alunos da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino e Guilherme Ribeiro Silva é da escola estadual Enio Pipino.
O time trabalhará com um kit básico e tem liberdade para usar a criatividade para o desenvolvimento do robô, desde que respeite as regras que limitam tamanho, peso, quantidade máxima de motores e alguns materiais. São equipes compostas por, pelo menos 10 a 20 estudantes, que, com apoio de técnicos e mentores, constroem um robô para enfrentar o desafio da temporada na arena. Serão avaliados na competição os desafios de habilidades, prêmios de máquina, prêmios tradicionais e de atributo. O Brasil já tem equipes de tradição e com ótimos resultados nos torneios internacionais, e pela primeira vez, uma equipe de Sinop participará desta disputa.
Os pais vão participar de uma reunião de apresentação para compartilhar informações sobre o projeto e seu funcionamento, no próximo dia 19, na sala de treinamento do Senai.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.