sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Silval e Sintep se reúnem para negociar piso e encerrar greve

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa vai se reunir, 4ª feira, às 8h, com a diretoria do Sintep e deputados estaduais para tentar acordo salarial sobre o piso para a categoria e encerrar a greve iniciada hoje, mas que não teve adesão total da categoria. O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, articulou a audiência para tratar ainda da reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). A principal reivindicação, que resultou na greve, é a implantação do piso de R$ 1.312. O governo propôs aumento e o valor foi a R$ 1.248. De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Júlio Viana, desta forma permanecerá os profissionais da educação. “Até que o governo encontre uma saída, vamos manter a mobilização”.

Segundo o deputado, a proposta de 5,07% de aumento salarial é pouco para um segmento importante com os dos professores. “O Estado é penalizado pelo Governo Federal a partir de um momento que paga uma carga e juros elevados, o que impede que sejam feitos investimentos. A União dá esmola com chapéu alheio”, criticou Riva.

Para o professor Robinson Cireia a situação é crítica. Segundo ele, no último concurso público, o menor salário era dos profissionais. “Somos nós que atendemos toda a população, pois quem nunca teve um professor? Mas, nos sentimos impotentes com um salário miserável”, afirmando ainda que, espera que os parlamentares, também defendam hora atividades para professores interinos e a nomeação dos aprovados e classificados no último concurso.

Os profissionais da Educação participaram, esta tarde, de audiência pública, na Assembleia, requerida pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca e contou com a presença da secretária de Educação Rosa Neide Sandes de Almeida, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Arnaldo Guarrido, do presidente do Sintep, Gilmar Soares, entre outras lideranças.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT encerra nesta 5ª inscrições em cursos; câmpus de Sinop e Cuiabá têm maior volume de vagas

Acaba, nesta quinta-feira, o prazo de inscrições para pessoas que...

Educação em Nova Mutum destinará kits escolares a mais de 15 escolas na rede municipal

A administração pública definirá processo licitatório, mediante pregão eletrônico,...

Unemat abre inscrições para três cursos de especialização on-line

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está...
PUBLICIDADE