Mais de 800 pessoas participaram, em Santa Maria (RS), do 2º Encontro Nacional do Programa A União Faz a Vida. A programação incluiu palestras e fóruns de debate sobre empreendedorismo ambiental, social e econômico, além de cases de sucesso focado em ações de destaque em meio ambiente.
‘A União Faz a Vida’ é um programa de educação cooperativa que tem por desafio a formação de cidadãos capazes de empreender e construir coletivamente. Hoje é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso e conta com mais de 15 mil educadores, 165 mil crianças e adolescentes em mais de 1,3 mil escolas.
No encontro, o presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, lançou o modelo nacional do Programa A União Faz a Vida, ressaltando a sua importância para o futuro do Sicredi. Os detalhes técnicos foram apresentados pela diretora de educação e cidadania da Fundação SICREDI, Tânia Wolf. Os integrantes do grupo de gestão e do grupo pedagógico realizaram quatro encontros para elaboração coletiva do modelo nacional de forma a dar continuidade à trajetória de sucesso iniciada em 1995 e implementar mudanças olhando o novo panorama do programa.
A partir de agora, o programa conta com metodologia única que proporciona a formação continuada dos educadores e materiais didáticos – a Coleção de Educação Cooperativa – diferenciados para cada público envolvido. Também ganhou nova identidade visual e uma campanha de comunicação específica com informações para apresentar a iniciativa aos futuros parceiros e apoiadores. As peças envolvem folder, anúncios, vídeo, jingle e um site de relacionamento que, além de conter informações gerais sobre o programa, será uma ferramenta de trabalho para os envolvidos na iniciativa.
A Sicredi Celeiro do MT esteve representada no evento por Marisa de Fátima dos Santos, secretária de Educação de Sorriso, pela coordenadora pedagógica Silvana Perin Facchio, e, ainda, pela diretora geral da Facem, Cirlei da Aparecida Brandão, além de Valter dos Reis, assessor da Sicredi Celeiro do MT.
O presidente da cooperativa Sadi José Beledelli pronunciou-se quanto ao evento “No futuro próximo a cooperativa pretende lançar o programa em Sorriso e a prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, aliada a faculdade Facem, além de outros parceiros que serão convidados, serão imprescindíveis para que o programa seja implantado em nosso município”, conclui.