O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial decidiu inserir Sinop no projeto Informática Teen, proporcionando curso de informática gratuita para adolescentes de 12 a 16 anos. Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Juína e Barra do Garças também serão beneficiados. Ao todo, serão 2 mil beneficiados. O objetivo é promover a inclusão digital e diminuir o risco de vulnerabilidade social, contribuindo para que eles fiquem motivados pelo conhecimento e longe de práticas ilegais ocasionadas pela ociosidade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 30 de setembro. O início das aulas das primeiras turmas está previsto para o dia 13, mas há um cronograma de atendimento para outras datas que atenderão ao preenchimento do número total de alunos por sala de aula. A carga horária do curso é de 50 horas e os estudantes irão aprender noções de Windows, Word e Internet.
As inscrições estão abertas e a iniciativa será operacionalizada e o projeto também será levado para dentro de indústrias, escolas e entidades por meio da utilização dos laboratórios das empresas ou instituições interessadas. “Uma das diretrizes do Senai é preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho e esta ação será uma oportunidade de cumprir nosso papel, ao mesmo tempo em que damos esta característica mais social ao projeto. Eles são extremamente estimulados pela internet e sempre buscam conhecimento na área de tecnologia da informação, por isso optamos pelo curso de Informática, que hoje é pré-requisito para conquista de praticamente todos os empregos”, informa o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, através da assessoria.
Gilberto ressalta também que, além de motivar ao estudo profissional, o ‘Informática Teen” será mais uma oportunidade para preencher o tempo dos alunos com uma atividade saudável durante o dia. “Nossa intenção é contribuir para afastar os adolescentes de práticas ilegais ou de situações de risco e vulnerabilidade social, potencializando os laboratórios de informática do Senai-MT e levando tranquilidade aos pais, que não precisarão se preocupar com os filhos enquanto eles estiverem em sala de aulas”, acrescentou.
Indústrias do Estado que tenham interesse em beneficiar os filhos dos trabalhadores com o curso de Informática, também podem procurar o Senai-MT para a oferta do curso dentro dos laboratórios das empresas. A mesma orientação vale para escolas e instituições que desenvolvem ações para jovens e adolescentes.