Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que oferece bolsas integrais de estudo nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. São 50 vagas gratuitas para as habilitações técnicas em Alimentos, Eletromecânica, Mecânica, Mecatrônica e Processamento de Grãos, sendo 10 vagas para cada curso. Para participar, os candidatos deverão efetivar a participação até 15 de junho.
Os documentos necessários para a inscrição incluem autodeclaração de baixa-renda (com comprovação de rendimento mensal máximo de um salário mínimo e meio), documento que demonstre idade mínima de 16 anos e conclusão do Ensino Médio. Também há restrição para ex-estudantes bolsistas de cursos técnicos que tenham rescindido contrato com o Senai-MT nos últimos 24 meses.
Não será cobrada taxa de inscrição e cada candidato deverá concorrer em um único curso. As provas serão realizadas no dia 26 de junho, das 14h às 17h, nas unidades do Senai-MT onde são oferecidos os cursos com bolsas disponíveis. O processo seletivo é coordenado pela Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Unetec), que divulgará o resultado no dia 12 de julho, nos locais onde foram aplicadas as avaliações e no site senaimt.com.br.
Os cursos estão distribuídos nas seguintes unidades: Senai-Cuiabá (Técnico em Alimentos), Senai-Várzea Grande (Técnico em Eletromecânica) e Senai-Rondonópolis (Técnico em Mecatrônica, Técnico em Mecânica e Técnico em Processamento de Grãos). Neste semestre, a previsão de início das aulas é para 02 de agosto. A habilitação técnica é oferecida no período noturno e tem duração de 24 meses, sendo realizado em regime modular e presencial.
A todo semestre, o Senai-MT realiza processo seletivo para preenchimento de bolsas integrais de estudos. Na última seleção, inscreveram-se 1.651 candidatos para 200 vagas gratuitas em nove turmas abertas em todo Estado. A instituição ainda oferece, para este segundo semestre de 2010, outras 150 vagas não cobertas pelas bolsas integrais de estudos, cujas matrículas estão abertas até 26 de julho.