Desde ontem a qualidade da educação em Mato Grosso vai ser discutida no seminário “Educação de Qualidade: desafio de todos”. O evento, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai reunir, durante os dias 04 a 06 de julho, todos os segmentos envolvidos com a área. Cerca de 1, 5 mil pessoas estão sendo esperadas.
A abertura oficial do seminário, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, contará com a presença do governador Blairo Maggi, da secretária de Educação, Ana Carla Muniz, do Secretário de Educação Básica do Ministério de Educação (Mec), Francisco das Chagas Fernandes, entre outros convidados. Após a abertura oficial serão recepcionados com atividade cultural e de integração.
Hoje e amanhã tem as palestras com a secretária Ana Carla. Em seguida, Carlos Roberto Jamil Cury falará sobre as políticas educacionais voltadas para a qualidade. O secretário do Mec, Francisco Fernandes vai discorrer sobre as perspectivas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e sobre as políticas de qualidade para a Educação Básica.
Ainda hoje, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, professor Antonio Carlos Maximo, coordenará a Mesa Redonda com o seguinte tema: a busca da qualidade da Educação na ótica das entidades do Fórum. Na seqüência um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apresentará o balanço dos planos municipais de educação.
Na quarta-feira a evento seguirá com palestras e atividades simultâneas compostas por mini-conferências, oficinas e workshop que seguirão temas e metodologias específicas. Entre os palestrantes da quarta-feira estão o professor da USP, Eugênio Mussak, e professor e pesquisador da UFMT, João Carlos Gomes, e a professora da UFMT, Mara Lucia Cavalli.