quarta-feira, 18/setembro/2024
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Sejudh e Unemat trabalham educação formal de adolescentes

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Servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Cáceres e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) estão promovendo a formação educacional de adolescentes em conflito com a lei, por meio do projeto “Adolescentes em conflito com a lei e suas trajetórias”. Segundo a direção do Socioeducativo de Cáceres, o projeto visa proporcionar aos internos uma vivência nas práticas de esportes como o tênis de mesa e xadrez.

A equipe formada por servidores do Case e da Unemat vai desenvolver as atividades com os onze adolescentes que recebem assistência da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O projeto será executado entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016. “Sendo assim, cumpriremos o que está preconizado no art.124 & XII do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde se lê que são direitos dos adolescentes privados de liberdade entre outros, realizar atividades de cultura e de lazer”, diz a gerente da unidade, Simone Almeida.

De acordo com a gerente, o projeto busca compreender o grau de importância e de influência que o processo de educação formal tem na vida desses jovens. “A educação é um direito constitucional, assegurado a todos indistintamente; aqui trabalhamos com a proposta de articular o poder e o saber em torno de práticas discursivas. É sabido que, uma cultura escolar produz, reforça, expõe, permite e disciplina com o intuito de alimentar as oportunidades”.

A superintendente do Sistema Socioeducativo, Anna Marcia Cunha, acrescenta que as ações políticas, programas e projetos visam minimizar a exclusão. “Aqui, a ação foi proposta pela equipe de pesquisa ‘Educação e Violência’ da Unemat”.

A gerente do Case finaliza dizendo que “é preciso que cada indivíduo e toda rede dialogue e invista na formação desses adolescentes, para assim trazer uma nova expectativa de vida e de vivência, oportunizando os mesmos nas suas reintegrações familiares”.

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