O governador Pedro Taques retoma, hoje, as visitas às escolas estaduais. A data coincide com o retorno dos alunos às salas de aula para o segundo semestre do ano letivo. O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, acompanha o chefe do Executivo durante a viagem a dez municípios do Médio Norte.
Conhecer a realidade das escolas – estrutura física e pedagógica – tem se tornado uma prática na agenda do governador, que visitou mais de duas dezenas de unidades no primeiro semestre. Além de conhecer os problemas in loco, o governador tem a oportunidade de conversar com os profissionais da educação e com os estudantes.
Nestas viagens, Taques tem recebido centenas de demandas, encaminhadas para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem sanado os problemas, seja com recurso emergencial, projetos ou atendimento por parte da equipe técnica. Conforme o acordo de resultado, assinado pelo secretário, novas escolas serão concluídas este ano e pelo menos 12 iniciadas neste segundo semestre.
Taques inicia a viagem com a visita à obra da escola que está sendo construída no distrito de Curupira, no município de Barra do Bugres. Com seis salas de aula, quadra coberta, entre outros espaços, a unidade conta com um orçamento de R$ 2.288.527,56 e está com 42% do projeto executado em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Também para este ano, o governo quer agilizar a demanda para resolver o imbróglio criado com a obra de uma escola Baixius, em Barra do Bugres, cujo contrato foi rescindido com a empreiteira e a construção está paralisada desde a gestão passada. A Secretaria está fazendo o acompanhamento dos desdobramentos jurídico e administrativo para que uma nova licitação possa ser lançada.
Está entre as prioridades do governo, por meio da Seduc, o início da construção da nova escola no bairro Maracanã, também em Barra do Bugres. A visita abrange também os municípios de Denise, Nova Olímpia, Santo Afonso, Nova Marilândia, Arenápolis, Nortelândia, Alto Paraguai, Diamantino e Tangará da Serra.