Com a intenção de diagnosticar a real situação da rede física das unidades escolares estaduais, a equipe da Secretaria de Estado de Educação já visitou no primeiro mês, 100 escolas nos municípios de Rondonópolis, Várzea Grande, Rosário Oeste, Sorriso, Cuiabá, Jangada, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise, encerrando neste sábado, em Tangará da Serra a vistoria nas 13 escolas da cidade.
Coordenada pelo secretário de Educação Luiz Antônio Pagot, a equipe formada pelos secretários adjunto de Gestão de Pessoas, Osvaldo Sobrinho, e de Estrutura Escolar, Ezequiel Fonseca, e o superintendente da Rede Física, engenheiro Hugo Szcypior, que verificou a situação da estrutura física e as providências a serem encaminhadas para dar funcionalidade às escolas.
A avaliação encaminhada junto com diretores das unidades escolares é detectar a possibilidade do que pode ser realizado de imediato e as obras que deverão ser feitas em longo prazo. Há escolas que não receberam qualquer reforma, apenas reparos emergenciais, como unidade Vereador Manoel Marinheiro. Para a diretora Edna Sueli Marinho, a vistoria realizada pela Seduc é fundamental, pois corrobora os relatórios de prioridades encaminhados à secretaria.
“Só mesmo vindo aqui e conferindo as nossas necessidades, dando atenção aos nossos pedidos é que a Seduc pode saber e avaliar o que deve ser encaminhado. Essa aproximação foi bastante útil nesse momento e estamos otimistas de que iremos conseguir fazer nossa reforma”, afirmou a diretora.
O secretário de Educação agradeceu em todas as escolas visitadas o empenho do corpo escolar em apontar as necessidades. Ele frisou que não fará promessas que a Seduc não tenha condições de atender. “Sem causar expectativas que depois não conseguiremos executar. Estamos trabalhando com a realidade e vendo o que é possível fazer de imediato e o que pode ser encaminhado com maior tempo. Não estamos prometendo o que não pode ser exeqüível”, observou Pagot ao lembrar que o Governo tem 157 obras em andamento somente na área educacional e que as prioridades estão sendo avaliados de acordo com o que há de recursos disponíveis.
Em todas as escolas, o secretário falou da importância na prestação de contas no prazo correto, para que as unidades recebam em dia os repasses de recursos do PDE, merenda e transporte escolar, recursos para os quais a Seduc já liberou a primeira parcela referente a 2007 já foi liberada.
Com o objetivo de descentralizar também as ações da Seduc, Pagot está apresentando a diretores e funcionários a nova estrutura da secretaria referente ao quadro de secretários-adjuntos. “Todos eles tem autonomia de decisões, cada um em uma área distinta de forma a dar funcionalidade nas ações, sem necessitar de uma decisão única. Cada problema de gestão de recursos humanos ou estrutura física ou política pedagógica tem agora um secretário especifico e capacitado para tal”, reforçou Pagot ao apresentar os adjuntos Osvaldo Sobrinho e Ezequiel Fonseca.
O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, destacou a importância do trabalho ‘in loco’ da Seduc ao afirmar que as necessidades só podem ser realmente conferidas quando se detecta de perto o que cada escola, a comunidade que a envolve passa. “As necessidades quase são sempre as mesmas, problemas na estrutura física, que esperamos poder resolver com o trabalho conjunto do município e Estado”, destacou.
Em Tangará da Serra foram vistoriadas treze escolas, entre elas as obras da escola 29 de Novembro, um moderno prédio que dará lugar a mais antiga escola da cidade e terá capacidade para atender 1.800 alunos. Dentro das concepções do programa Escola Atrativa, o novo prédio é uma escola-modelo com 18 salas de aula, piscina, laboratório de informática, biblioteca, quadra de esportes e outras dependências administrativas.