Das 752 escolas da rede de ensino do Estado, 572 participaram da eleição para diretores das unidades, que aconteceu hoje. São 665 candidatos a gestor escolar. A previsão é de que os resultados sejam divulgado, nesta terça-feira (17), pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Nas escolas, que funcionam em três turnos, a votação só será concluída no final expediente desta segunda-feira. Porém, o resultado depende da apuração dos votos em salas anexas.
Na maioria das unidades, apenas um candidato tenta ser o escolhido pela comunidade escolar. As votações ocorrem sem intercorrências graves. Dois candidatos a diretor escolar concorrem sub judice, amparados por mandado de segurança. Eles já cumpriram dois biênios como gestores e não poderiam concorrer pela terceira vez. Em outras unidades foram solicitadas apenas informações sobre um dos concorrentes.
O processo é realizado por meio de uma comissão eleitoral , formada por membros da comunidade escolar, e o voto é feito em cédulas de papel. Podem votar os profissionais da educação em exercício na unidade escolar, alunos regularmente matriculados, que tenham no mínimo 12 anos de idade ou que estejam cursando a 3ª fase do 2º ciclo em diante, pai e mãe (dois votos por família) ou responsável quando o aluno for menor de 18 anos e que tenha 75% de frequência comprovada.
Nas escolas que atendem o Sistema Penitenciário e Socioeducativo, bem como as de regime militar e confessionais (religiosas), a escolha do gestor é realizada por meio de indicação. Enquanto nas escolas quilombolas e indígenas a realização da eleição é facultativa.