A Secretaria de estadual de Educação confirmou, está manhã, que já foram destinados R$ 32,3 milhões na infraestrutura da educação escolar indígena, visando melhorias na qualidade de vida e o ambiente de aprendizado para os alunos de diversas comunidades. Um dos destaques foi a reforma geral da escola estadual indígena Sagrado Coração de Jesus, na Aldeia Meruri, em General Carneiro, com 12 salas, que recebeu R$ 4,2 milhões para revitalização, climatização, estrutura para práticas esportivas e lazer, biblioteca, redário, bebedouros, cozinha equipada e demais utensílios usados na alimentação escolar.
Além disso, outros R$28,1 milhões estão sendo alocados para a construção das novas escolas Sararé Central (Conquista do Oeste), Kisedje (Querência), Dom Felippo Rinaldi (Barra do Garças), Zawâ Karej Pangyjej (Rondolândia), Tamaly-Sin (Rondolândia) e Enawenê Nawê (Juína). De acordo com a Seduc, essas novas unidades escolares irão proporcionar 52 salas de aula, criando espaços adequados e acolhedores para o aprendizado. O secretário da pasta, Alan Porto, enfatiza que essas melhorias não são apenas físicas, mas impactam diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
“Um ambiente escolar adequado é fundamental para que nossos alunos se sintam valorizados e motivados a aprender. Estamos investindo em um futuro melhor para as crianças e jovens das comunidades indígenas”, destaca. Para ele, a transformação das escolas indígenas vai além da construção e reforma, representando um compromisso com a valorização da cultura e identidade dos povos originários.
Porto ainda reforçou que, assim como as demais unidades da rede estadual, as novas escolas serão entregues entre 2025 e 2026, bem como também receberão material pedagógico atualizado, materiais escolares, uniformes, internet, chromebooks, smart TVs, lousas modernas e todas as demais tecnologias disponibilizadas, como o sistema estruturado de ensino e a plataforma do Mais Inglês MT.
“Com essas ações, a Seduc busca garantir que a educação seja um espaço de inclusão, respeito e crescimento, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados em suas comunidades”, conclui.
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