A Seduc está elaborando um programa de segurança, disciplina e qualidade social nas escolas para diminuir os episódios de violência no entorno e interior das instituições estaduais de ensino. O esboço foi apresentado pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, para 32 diretores e presidentes de conselhos deliberativos de Cuiabá e Várzea Grande.
“Inicialmente desenvolveremos o programa em 32 escolas com maior registro de violência em Cuiabá e Várzea Grande. A intenção é ampliar a ação para todas as instituições de ensino público de Mato Grosso no prazo de um ano”, informou o secretário.
Entre as ações a serem implementadas estão a realização de atividades no contra-turno, a intensificação do vínculo entre pais, alunos e escola, o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento do Conselho Escolar, a identificação de lideranças estudantis, entre outros.
Na reunião também foram relatados casos de sucesso de aproximação com a comunidade. Na Escola Marcelina de Campos, no Jardim Santa Amália, em Cuiabá, a primeira colocada na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Cuiabá, os pais já convivem diariamente na escola e os resultados são satisfatórios. A direção da escola até elaborou um guia para alunos com os direitos e deveres e avisa os pais sobre a freqüência dos alunos.
A expectativa é que o governo de Mato Grosso lance o programa nas escolas em setembro. Os parceiros previstos para a efetivação do programa são Sejusp, Polícia Militar, Conselhos Tutelares, Conselhos da Criança e Adolescente, Conselhos Deliberativos, ministério público, universidades, entre outros.