O secretário Estadual de Administração, Cesar Roberto Zílio, disse hoje que o governo está prevendo concluir, em menos de 10 dias, o concurso públcio para contratar professores em diversos campi e também para investimentos em infraestrutura. “Pretendemos, até o final do mês, ter o processo do concurso finalizado, inclusive tratando do edital”, garantiu Zílio. Os universitários, que se reuniram com ele e deputados, esta tarde, na Assembleia, decidiram aguardar o prazo previsto e suspender as novas manifestações previstas para serem feitas amanhã.
A cobrança vem sendo feita desde o início do ano, porém o concurso ainda não saiu. Em Sinop, acadêmicos de engenharia e arquitetura, por exemplo, apontam que faltam docentes para ministrarem determinados conteúdos. Já foram feitas passeatas, manifestos e reuniões com governo, deputados e vereadores cobrando providências.
Também são reivindicados investimentos em infraestrutura para a graduação – principalmente nos laboratórios, aumento do atual número de bolsas e garantia da manutenção do orçamento da Unemat. Para este ano é de R$ 180 milhões.
A universidade tem 15 mil alunos, 1.080 professores – dos quais 660 interinos.