O programa educacional ‘MT Preparatório" completa hoje um mês de atividades nos 141 municípios do Estado. Para comemorar esta data o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, anuncia que a ação educacional irá se expandir nos próximos meses. Eliene declara que a partir de janeiro a pasta irá utilizar a ferramenta tecnológica do ‘MT Preparatório" para oferecer, além de aulas preparatórias para exames seletivos, cursos técnicos profissionalizantes e cursos de ensino superior.
Acompanhado do secretário adjunto, Adriano Breunig, Eliene Lima explica que para isso a Secitec estuda a viabilidade de serem feitas parcerias com a Universidade de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
"Tenho me reunido com representantes da Unemat e do IFMT para definirmos de quê forma podemos ofertar aos mato-grossenses os cursos realizados por essas duas instituições. Meu objetivo na Secitec vai além das aulas preparatórias para o Enem e vestibular. Quero usar toda a capacidade do MT Preparatório em prol da mão-de-obra do Estado", anuncia Eliene Lima.
Ainda de acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, a intenção inicial é ofertar no próximo ano 10 mil vagas para cursos técnicos realizados por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Já para cursos da Unemat, ainda não há um número de cursos definido. "Estamos em negociação, e nossa expectativa é fazer essa tríplice parceria o quanto antes. Só dependemos em definir quais serão as responsabilidades de cada entidade, no caso da Secitec, do IFMT e da Unemat", finaliza Adriano Breunig.
O programa ‘MT Preparatório" está em 2011 em seu primeiro ano de execução. A ação organizada pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia fornece a 23 mil pessoas – entre alunos do 3º ano da rede pública estadual, reeducandos das unidades prisionais do Estado e concluintes do Ensino Médio – aulas preparatórias para exames seletivos (Enem, Vestibular e concurso público). De 15 de agosto, quando as aulas começaram em todo o Estado, até dezembro os matriculados no programa terão aulas de 13 disciplinas.
Ao total são 18 professores, que ministram aulas de dentro do estúdio de TV da Secitec. As imagens são retransmitidas via satélite aos 193 pontos espalhados por Mato Grosso. Nesses pontos receptores de imagens, a maioria instalada em escolas estaduais, os mais de 23 mil participantes do programa assistem através de uma TV de 42 polegadas à aula que o professor ministra do estúdio televisivo em Cuiabá.