As escolas estaduais de Sinop também serão beneficiadas, nos próximos meses, com o programa S.O.S escola, que será lançado pela Secretaria de Educação. A garantia foi feita, no sábado, pelo secretário Luiz Antônio Pagot, durante a visita que fez às instituições, durante todo o dia. De prancheta na mão, Pagot e assessores inspecionaram toda a rede estadual, levando os problemas que precisam de soluções emergenciais. Pelo projeto, o governo define uma equipe de profissionais que se deslocarão, com caminhões, até as unidades, e lá executarão pequenos reparos, como nas partes hidráulica, elétrica e de marcenaria.
As equipes começam a trabalhar dentro de 30 dias, mas as ações imediatas já começam. “Já teremos um representante, a partir da segunda-feira, que estará coletando móveis para imediata reforma. Não é um negócio que vai demorar muito tempo. É um programa para conservação e manutenção dos prédios públicos da educação. Não é para reforma. Começaremos com Cuiabá e Várzea Grande, mas já temos a disposição para atender a Cáceres, Rondonópolis e Sinop”, garantiu.
A licitação de contratação das equipes já foi feita e as primeiras que darão início ao programa já estão definidas. “Queremos ter depois mais 13 equipes em todo Mato Grosso”, acrescentou Pagot. Estes, conforme o secretário, atenderiam as regiões do Estado.
Atualmente, a rede estadual de Sinop atende cerca de 15 mil alunos. Algumas das escolas mais antigas do município apresentam diversos problemas. “Tem escolas que serão ampliadas, outras terão reforma do telhado, algumas não foram instalados laboratórios de informática, faltam banheiros para deficientes e isso vai ser prioridade zero. Encontramos algumas salas com poucas mesas e carteiras e vamos resolver isso”, concluiu o secretário.
O deputado Juarez Costa e o secretário estadual de Esportes, Baiano Filho, acompanharam o secretário Luiz Pagot na vistoria nas escolas.