O secretário municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido foi escolhido para ocupar a vice-presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – órgão presente em todas as discussões da educação de todos os âmbitos, questões relacionadas ao desenvolvimento profissional de docentes, alfabetização, gestão democrática, políticas públicas locais, articulação com a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhadas diariamente. “A Undime é de suma importância para a educação em nosso país, porque ela tem sob sua responsabilidade a gestão de um dos setores fundamentais não só no processo de construção, mas, sobretudo, na efetivação do direito à cidadania”, observa Aguinaldo Garrido. Para ele, a ascensão de gestores públicos a cargos representativos em entidades de outras esferas é importante para o município que além de visibilidade, cria também respeitabilidade em âmbito estadual e federal. “Convites e eleições para ser membro diretor de entidades com a Undime funcionam como uma espécie de acreditação ao trabalho que a administração municipal está realizando em Nova Mutum”, sentencia.
Segundo o vice-presidente, a entidade tem sua atuação voltada ao município, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional. Fundada em outubro de 1986, a entidade, com sede em Brasília, é autônoma e não tem fins lucrativos. “Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem atuar de forma solidária, estabelecendo um processo de troca de informações e experiências. Por isso ela tem um papel importante, fomentando e apoiando interesses da educação municipal, integrando seus representantes no processo decisório do setor educacional, rompendo com o isolamento das instituições e levando para cada município o debate regional e nacional”, completa Aguinaldo.
A Undime tem uma organização estrutural composta por: Fórum Nacional: é o órgão máximo deliberativo da entidade, do qual participam todos os dirigentes municipais de educação do país, reunindo-se a cada dois anos ou, extraordinariamente, sempre que convocado pela diretoria executiva, ou pela maioria simples dos demais membros do conselho nacional de representantes.
Aguinaldo Garrido também foi eleito para integrar o Conselho Gestor do Programa EducAmazônia: Construindo Ações Inclusivas e Multiculturais no Campo. Este programa, segundo o secretário de Educação de Nova Mutum, nasceu em 2005 com o objetivo de fortalecer as bases e ações da educação do campo no Pará, buscando a implementação de políticas públicas na área. “O programa atua buscando fortalecer o respeito à diversidade amazônica e camponesa e às diferenças geográficas, socioeconômicas e étnicas dos povos da região”, acrescenta Aguinaldo.