O Ministério da Educação quer começar ainda este ano, as obras dos novos campi do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Alta Floresta é um dos municípios contemplados, além de Várzea Grande e Primavera do Leste. A confirmação foi feita pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Carlos Abicalil, durante encontro do Conselho de Secretários de Educação (Consed).
Ele afirmou que a meta é que as novas unidades comecem a atender em 2013. “Ainda está sendo finalizada a proposta de cursos e vagas a serem ofertadas para providenciarmos também a contratação de mão-de-obra. Mas a obra deve durar 1 ano e meio para começar a atender”. Serão oferecidos cursos técnicos e superiores.
Até 2014, o ministério quer construir 120 institutos de educação profissional no país, com investimentos de R$ 7 milhões. Hoje, Mato Grosso possui 11 campi, sendo 2 em Cuiabá e os demais em Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e, a mais recente, em Sorriso, que compõe a relação de 88 unidades que estão em processo de construção e com previsão de entrega para 2012.
Abicalil também confirmou que, no plano de expansão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), serão implantados dois novos campi, um deles em Várzea Grande para a área de engenharia.